sábado, 9 de agosto de 2008

Web Um-Ponto-Xis

Só estou atualizando porque a Tati cobrou, então resolvi forçar um texto que já estava sendo preparado mentalmente faz tempo (tanto que a imagem acima já estava pronta há alguns meses).

Penso muito na internet ultimamente. Nunca a odiei tanto! Web 2.0 é o caralho! É uma bosta! Houve um tempo que legal era conectar com aquele modem velho e podre e ouvir aquele som irritante da conexão durante a madrugada dos fins de semana para ficar no chat da UOL perguntando "quer tc?". Ninguem respondia, mas era legal mesmo assim. Hoje ninguém mais usa "tc" para nada. Tem gente que nem sabe o que isso significa! Fora "brb", "lol", entre outras que nem me lembro mais. Foi há muito tempo. Emoticons eram apenas caracteres e pouca gente sabia o que " ^.^ " e " ¬.¬' " significavam.

Hoje você consegue se imaginar conversando com alguém da seguinte maneira: "Tenho +- 1,70, 14 anos, sou mestiço, tenho olhos e cabelos castanho escuros, magro... e vc?" Hoje temos cameras digitais, webcams e tudo mais o que você imaginar, ninguém mais tem motivos para se descrever! Antes tinha scanner... e era caro! Salas de bate-papo? Estão obsoletas! Esses dias resolvi ir visitar uma só pra ver qual a situação atual da coisa. Antes era difícil achar uma vaga em uma sala, hoje é dificil ter uma sala com mais de duas pessoas.

Na época usávamos ICQ, não MSN. MSN era um lixo! Continuo achando que ICQ é o melhor programa de todos, pena que ninguém mais use. Aquele "oh-oh" de mensagem é inesquecível! E quem, que tenha usado, não se lembra dos URL com umas correntes legais? "Qual seu UIN?"

Downloads. Baixar 5MB era missão sobrenatural, sendo necessário muita paciência! Hoje as pessoas baixam discografias, shows, filmes e DVDs inteiros em um dia. Mas naquela época tinha uma coisa boa: todos os downloads eram direto dos sites, via HTTP, sem burocracia de rapidshare e afins. Era clicar e baixar! P2P? Só tinha o Napster! QUANTOS DE VOCÊS USARAM O NAPSTER??? HEIN!!!???

Google? Que Google? Acredite se quiser, o Google já foi a pior ferramenta de busca na minha opinião. Hoje não imagino minha vida sem ele. Serve até pra confirmar a ortografia das coisas que escrevemos (não 100%, mas aí é uma questão de bom senso). Antigamente sites como o Cadê e o Aonde eram bons. Já ouviu falar em algum dos dois?

Blogs e Flogs eram coisas de gente que não tem o que fazer. Hoje tem usos muito úteis, algumas pessoas até ganham a vida com isso (não é o caso deste que você está lendo). Ter um website pessoal era coisa de gente em outro nível! Photoshop então? Nem se fala! Hoje qualquer imbecil consegue ter um website e usar o Photoshop sem maiores problemas.

Os amigos pareciam ser mais unidos. Era tudo mais simples. A internet era limitada, mas parecia ter bem mais coisas para fazer. Não dava para enjoar, não dava para não querer usar. Hoje é tudo ao contrário. Orkut, MSN, Flogs, Blogs, YouTube, MySpace, Trama Virtual, entre outros, nada mais importa. Tem tanta coisa que perde a graça, é entediante. Não há nada pra fazer. Deprimente.

Quero minha vida real de volta. Ela nunca pareceu tão interessante.

8 comentários:

Tatiane disse...

Ah, eu não sou da época do ICQ. Mas eu entrava nesses chats da UOL. Os nicks das pessoas eram os melhores! ahsuahsuas

Eu nunca usei o Napster, poxa. =/
Mas eu realmente achava que blogs e fotologs eram coisas de desocupados, e agora, veja só, já tive um fotolog e três blogs. :S

Por um lado, essa "expansão" da internet foi boa, porque trouxe informação e fácil comunicação à qualquer pessoa. Porém, pelo outro lado, vicia as pessoas e as afasta cada vez mais umas das outras. :S

Sem mais.

Tamara disse...

Então tá, Sato.

Danilo disse...

Você fala como se a época em que a Internet era limitada fosse boa! A Wikipedia foi um salto pra democratização plena da informação. Você mete o pau na Web2.0 como se fosse uma modinha de hipsters.
Estar em uma era onde você faz seu próprio conteúdo, filtra sua informação, e afeta o mundo onde vive de maneira direta por acaso soa como algo ruim?

Eu penso totalmente diferente... Mas bem, é só minha opinião.

Leandro disse...

Concordo com o comentário acima.

Só sinto saudade dos papos da madrugada com garotas safadinhas do Rio de Janeiro. Isso, infelizmente, não existe mais.

Tchau.

RHM disse...

Ah sim, ouvir aquele som de fax e navegar em bate-papo era fascinante. Agora, voltar para o discado é impensável. Hey sato, cancela seu speedy e relembre os velhos tempos XD

Anônima! disse...

Estive por aqui!
Vc sabe quem é!

gi simoes disse...

Tenho +- 1,70, 14 anos, sou mestiço, tenho olhos e cabelos castanho escuros, magro... e vc?"
MUITO CLASSICOOOOOOOOOOOOOOO
UHAUAHUAHAUH
é verdade sato,a kla época é q era boa...................

a net era nopva , as coisa inteessantes, hj faz-se tudo maquinalmente..
nem tem mais graça....


mas fazer o q , a gente precisa dela né???
bjo

Raphael TT disse...

Tudo vai mudando... Nós que não conseguimos mudar na mesma velocidade com que o resto das coisas mudam... Mas é bom sentir essa mudança...Lembrar os velhos tempos, saudades...