sábado, 21 de abril de 2007

/verdex - POST-56 -> 21/04/07



"Besta-Feira"

Fazia muito tempo que eu não tinha vontade de escrever sobre um assunto específico por vontade própria. Todas as últimas postagens foram feitas na marra, senão elas não sairiam nunca.

Num desses maravilhosos dias em que tudo dá errado, eu estava voltando da faculdade e recebi o MetrôNews, no Metrô, evidentemente e dei uma lida por cima, nem dei muita atenção além da propaganda enorme logo na capa da Brahma com o Zeca Otarinho e aquela merda da Zeca-Feira.

Os dias se passaram até que, na faculdade, me chamaram a atenção para a data do jornal. Eu até destaquei na foto, porque é chocante! "São Paulo, ZECA-FEIRA, 11 de abril de 2007". WHAT THE FUCK? E ESTÁ EM TODAS AS PÁGINAS!

E o pior que essa porra já começou a se espalhar que nem herpes pela boca dos cidadão com quem convivemos.

É como meu professor disse, é aí que nós vemos o poder violento da mídia. É uma coisa assutadora e impressionante. Mas mesmo assim, eles não são os culpados disso aí virar o próximo inferninho verbal, eles estão fazendo o trabalho deles. Culpado é o público medíocre de cabeça fraca que se deixa levar por esse tipo de idiotice. É impressionante como as pessoas (brasileiros especialmente) adoram uma babaquice! Tá aí a TV aberta pra provar isso! Ela é ruim porque tem gente que assiste e, pior ainda, gosta! E nós, o resto, temos que aguentar. Não tem jeito.

Então chegamos no ponto crucial desta pseudo-crônica, pois aí vai uma curiosidade interessante sobre a quarta-feira, que talvez não seja só uma coincidencia: A maior parte dos idiomas mundiais têm os nomes dos dias da semana tirados de deuses pagãos de suas mitologias regionais. E daí? Acompanhem a seguinte análise:

Em inglês, wednesday, significa Woden's Day (Dia de Woden).
*Woden é o deus supremo anglo-saxão. Ele é identificado como Odin na mitologia nórdica.

Agora, em linguas latinas, por exemplo, Francês (Mercredi), Italiano (Mercoledi) ou em latim mesmo (Dies Mercurii), significam "Dia de Mercúrio". Em grego seria hemera Hermu, que é Dia de Hermes.
*Mercúrio na mitologia Romana e Hermes na mitologia grega eram deuses do comércio, das viagens, da ciência e dos ladrões.

Do comércio! E DOS LADRÕES!
Isso não pode ser só uma coincidência, porque, quarta-feira, apesar de ser o dia em que todos já estão de saco cheio, cansados, ansiando pelo fim de mais dois dias, todo mundo tem que trabalhar. Cervejada na quarta é meio complicado, dependendo da situação da pessoa. Mas quarta é o dia do comércio e dos ladrões por definição já há muito tempo, apesar do português não seguir a linha da nomenclatura pagã, provavelmente porque foi a última lingua romana a ser formada e, nessa época, Roma já era história e a igreja católica já tinha começado a sua. Não tem como ser mera coincidência!

Alias, para quem estiver curioso, Brahma é o primeiro deus da Trimurti, a trindade dos deuses hindus. Os outros dois seriam Vishnu e Shiva. Não sei maiores detalhes sobre eles e nem se o nome da cerveja veio daí, não achei informações sobre isso.

Nem sei como finalizar a encheção de saco. Ficou bem maior do que pensei que ficaria.

Nha, paciência. Vocês aguentam.

13 comentários:

Sato disse...

Leandro said on 4/21/07 12:36 PM …

Essa do Zeca-foi d +

E se eles escolherem uma personalidade por dia da semana
O Domingo,por exemplo, poderia virar Faustão, ou então, Gugu.

Sato disse...

Rid~ said on 4/21/07 5:06 PM …

Gugundo.

Deprimente. Eu, que já achava quarta-feira o pior dia da semana, tenho mais um motivo para odiá-lo.

Sato disse...

Rid~ said on 4/21/07 5:07 PM …

Gugungo*

Sato disse...

fox said on 4/21/07 7:38 PM …

A propaganda veio antes de Gutenberg, a humanidade tem mais tradição de vender coisas do que de ler notícias. Antigamente era tudo na base de mensageiros, a oralidade imperava. Peculiar, já que Hermes acima de tudo era o mensageiro dos deuses, não?

Diga-se de passagem, o MetrôNews precisa se prostituir pra continuar funcionando, c'est la vie!

Ps: O nome da cerveja Brahma vem de uma variedade de Touro, uma raça nobre que no caso dá o nome à dita cerveja (pode notar que várias outras cervejas têm nomes com referências bucólicas).

Sato disse...

Tete said on 4/23/07 9:31 PM …

Eh incrível como conseguem fazer publicidade das maneiras mais imbecis possíveis depois que proibiram as propagandas em outdoors. Se bem que sempre teve propagandas imbecis de cerveja..Mas enfim...O mais surpreendente é o verde pesquisando essas coisas todas....lol

Sato disse...

siperonomucho said on 4/24/07 11:06 AM …

Cara, animal. HHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

Eu falo que vc eh foda, mas não acredita em mim.

E pau no cú do Zeca Pagodinho...

Sato disse...

Tássia said on 4/24/07 9:42 PM …

Sou da seguinte opinião, ganhando bem, q mal tem? HAHAHAAH! E viva o Zeca Pagodinho! :P

Prefiro o Destak! :P

Sato disse...

Rid~ said on 4/25/07 7:28 PM …

Sempre teve propaganda imbecil de tudo...

E é verdade, tá certo o Zeca Pagodinho. Faz propaganda com um monte de gostosa, bebe cerveja e AINDA GANHA POR ISSO? Quem recusaria? =P

O que é deprimente é a repercusão que isso faz nas mentes vazias,

Sato disse...

Carolina VIP said on 4/27/07 9:02 PM …

Prefiro caipirinha!!!

Sato disse...

"Erva" said on 5/11/07 8:22 PM …

Continue escrevendo seus textos pútridos. Pq não posta um deles no blog que vc criou?

Português última língua derivada do latim?? Acho que é o romeno...Isso que dá perder aula do "tá certo"

FLW!!!

Sato disse...

razorbladesband said on 5/18/07 5:32 PM …

aahuauhauhuahuhauha

que demais isso. Olha, esse Zéca não vale o que caga, depois daquele escândalo Nova Schin x Brahma...realmente falta muita ética na propaganda, por parte de quem anuncia, das agências, todo mundo......e o brasileiro cada dia mais besta. Oh yeah!

tá add, filósofo!

=)

Sato disse...

bandafoko said on 5/23/07 9:56 AM …

eaeewww
ta adicionado aqui, abração

Sato disse...

Tássia said on 6/12/07 5:32 PM …

Ô! Vamô atualizá isso aqui?
Grata!